
NR 35 TRABALHO EM ALTURA
SOBRE O CURSO
A Norma Regulamentadora – NR 35 trata do planejamento, da organização e da execução de trabalhos em altura, com o objetivo de garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta e indiretamente com estas atividades. A NR 35 estipula critérios obrigatórios para esta modalidade de trabalho incluindo a adoção de procedimentos e treinamentos periódicos e obrigatórios com carga horaria mínima de 8 horas, desta forma, a NR 35 atua diretamente com medidas de caráter pratico e teórico para evitar que acidentes aconteçam.


Dentre os diversos tipos de acidentes de trabalho, destacam-se sempre os que estão relacionados às atividades desenvolvidas em altura, que representam cerca de 40% do número de acidentes no Brasil. Dessa maneira, torna-se indispensável o aprofundamento sobre procedimentos e equipamentos para trabalho em altura, ou seja, é fundamental que empresas e trabalhadores sigam-na à risca.
Sem duvida alguma a primeira e mais importante medida para se realizar o trabalho em altura com segurança é a capacitação dos colaboradores, funcionários capacitados promovem a melhoria dos processos e tornam a realização do trabalho mais eficiente e , nesse caso, mais Segura. Baseando-se nisso, o treinamento de trabalho em altura obrigatoriamente NÃO DEVE ser focado apenas no uso de EPI, como cinto de segurança e o capacete, mas também nos procedimentos para que este trabalho seja menos arriscado.
Baseando-se na NR 35 - Trabalho em Altura só é considerado trabalhador CAPACITADO para o trabalho em altura aquele que foi submetido e aprovado em treinamento, teórico e prático com carga horária mínima de oito horas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Com base nisso a SETREL desenvolve o treinamento de NR 35, de maneira totalmente acessível, com módulos teóricos presenciais e a distancia, distribuídos em 10 horas, contendo informações essenciais para que se desenvolva um serviço seguro e dentro dos padrões legais estabelecidos pelo Ministério do Trabalho. Nosso treinamento conta com os seguintes módulos:
Normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura;
Análise de risco;
Condições impeditivas;
Riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura;
Medidas de prevenção e controle;
Sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva;
Equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura
Seleção, inspeção, conservação e limitação de uso de EPI's;
Acidentes típicos em trabalhos em altura;
Condutas em situações de emergência;
Técnicas de resgate e de primeiros socorros.
